
O ACOMPANHAMENTO JUDICIAL
Adoção é o procedimento legal no qual uma criança ou um adolescente após todo o processo legal são encaminhados à uma nova família.

A promotora de justiça da área da defesa dos direitos individuais, difusos e coletivos da infância e da juventude, Leslie Marques de Carvalho.
Foto: Ângelo Vasconcelos
40 mil pessoas ou casais no Brasil buscam por um filho adotivo, mesmo assim, abrigos seguem lotados com mais de 9 mil crianças e adolescentes esperando por um lar. Isso acontece porque a maior parte dos candidatos à adoção procuram por crianças de até 2 anos.
De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), do Conselho Nacional de Justiça, até janeiro deste ano, existiam 9.393 crianças disponíveis para serem adotadas. Destas, 7.212 têm mais de 5 anos, o que equivale a 76% das crianças que aguardam uma vaga para reconstruir suas vidas na fila da adoção. Apenas 2% das crianças e adolescentes disponíveis têm menos que 3 anos.
É função do Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. Também prestar atendimento e orientação às entidades governamentais e não governamentais que desenvolvem programas de atendimento à criança e ao adolescente.
Conversamos com a promotora de justiça da área da defesa dos direitos individuais, difusos e coletivos da infância e da juventude,Leslie Marques de Carvalho, sobre a atuação do Ministério Público, assim como os dados de adoção nacional e do Distrito Federal.