© 2023 por LULU. Criado orgulhosamente com Wix.com

       A adoção tardia é aquela praticada com crianças e adolescentes maiores que três anos de idade e que estão sob a custódia do Estado. Esse tipo de adoção se aplica até os 17 anos e normalmente é mais rápida nos processos, devido a baixa procura por pais pretendentes.

      A assistente social, Suelly Soares,trabalha na área de adoção tardia há 20 anos e afirma  "O termo é utilizado quando a criança adotada já possui um desenvolvimento parcial em relação a sua autonomia e interação com o mundo, já conseguem se comunicar, sabem andar, não usam mais fraldas, ou seja, não são mais consideradas bebês. Em geral, após os 3 anos de idade." explica a especialista.

      Uma adoção, como qualquer relacionamento humano, exige atenção e dedicação nos períodos de ajustamento e adaptação. Na adoção tardia estes ajustes são evidentes, tanto por parte dos adotantes quanto dos adotados. É necessário lembrar que o adotante é o adulto da relação e deverá fornecer o suporte para a criança sentir-se amada e acolhida, sobretudo nestas fases iniciais.

      Por parte das crianças, existe a insegurança da mudança associada ao medo de um novo abandono. A realidade da vida no abrigo institucional, ainda que não seja a situação mais adequada, pode ser o local mais seguro e estável que aquela criança já teve oportunidade de conhecer.

      Existem desafios, é verdade. Mas existem também muitas formas de superá-los e transformar a experiência numa das mais gratificantes na vida dos envolvidos.

Essa matéria tem trilha sonora. Aperte o play!

"UM ATO DE AMOR" DEPOIMENTOS.

" Quando avistamos nossos quatro filhos pela primeira vez, foi amor à primeira vista. Foi ali que descobrimos que nascemos para ser os pais deles e eles nasceram para ser nossos  filhos, mesmo que  tenha demorado um pouco o nosso encontro, sabemos que nossos corações estavam esperando a chegada deles."

João e Célia, adotaram os irmãos: 

Brenda, 12 anos, Ana, 9 anos, Laura, 7 anos e Luan, 6 anos.

 

          O AMOR QUE UNE

                 Família adota quatro irmãos que viviam em orfanato e seriam separados.

A professora Renata, seu marido  e os quatro filhos recém adotados

foto: Alex Almeida

Vídeo: Alex Almeida

       Enquanto conversávamos, as crianças brincavam e corriam, até que em um certo momento aproximaram-se e ficaram olhando meio envergonhadas, mas como quem queria participar da entrevista. Com a devida autorização dos pais, conseguimos um breve relato das crianças sobre qual é o sentimento deles para com a nova família.

Confira na íntegra:

Video: Letícia Marchi

 

     Cerca de 45 mil pessoas ou casais no Brasil buscam por um filho adotivo,  mesmo assim, abrigos seguem lotados com mais de 9 mil crianças e adolescentes esperando por um lar. Isso acontece pois a maior parte dos candidatos à adoção procuram por crianças de até 2 anos.

     Até janeiro deste ano, existiam 9.393 crianças disponíveis para serem adotadas, de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) , do Conselho Nacional de Justiça. Destas, 7.212 têm mais de 5 anos, o que equivale a 76% das crianças que aguardam uma vaga para reconstruir suas vidas na fila da adoção. Apenas 2% das crianças e adolescentes disponíveis têm menos que 3 anos, o que torna a espera demorada e sofrida, e é aí que a conta não fecha. A procura e demanda seguem desproporcionalmente crescentes.

Dados: Cadastro Nacional de Adoção.

Relação da procura dos candidatos habilitados:

Crianças brancas, do sexo feminino, com pouca idade e sem irmãos. Esse é o perfil mais procurado pelas várias famílias que estão na fila de adoção. No entanto, a maioria das crianças não são brancas, possuem irmãos, são meninos e como mencionado acima, possuem mais de 5 anos.

Apesar de tudo, ainda há pessoas que resolveram não esperar tanto, abrir o leque de opções, passar por cima de preconceitos e ter vida nova praticando a adoção tardia.

 

         Projetos sociais

                      e

         governamentais.

     O projeto "Em busca de um lar" dá voz àqueles que são preteridos pela maioria dos pretendentes à adoção de crianças e adolescentes por questão de idade, por pertencerem a grupo de irmãos ou por terem algum tipo de incapacidade ou problema de saúde.

     O momento antes do sono chegar é  um momento muito difícil para jovens e criaças que estão para adoção.

     A ideia do projeto é mostrar um pouco dos jovens que estão nos abrigos para que dessa forma, haja uma maior humanização das pessoas para com essas crianças.

    Esperando por você.

       Iniciativa TJES

ONG Aconchego

Única ONG de Brasília que possui grupo de apoio à adoção tardia e realiza eventos incentivando esse tipo de adoção.  

   A campanha "Esperando Por Você" quer mudar o futuro de crianças e adolescentes que vivem há anos em instituições de acolhimento do Espírito Santo - ES, especificamente crianças mais velhas, com alguma condição especial de saúde ou que fazem parte de grupos de irmãos

iniciativas sociais

             e 

 governamentais.

   Em busca de um lar.

     Iniciativa VIJ-DF

   Adote um Boa-noite.

      Iniciativa TJSP

    Amor, carinho, responsabilidade e o sonho de construir uma família são ingredientes indispensáveis para quem pensa em optar pela adoção. Mas acima de tudo, ter a consciência de que além de um ato de amor, a adoção também exige muito empenho, paciência, cuidado, atenção e saber que um novo mundo está vindo de encontro ao seu. E pode ser difícil, é verdade, mas há formas de resolver todas as dificuldades e permitir que a alegria de ter uma família tome conta de todos os envolvidos.

       E foi assim que a Renata e José Carlos nos receberam, com o sorriso no rosto e uma alegria contagiante de quem por tanto tempo desejou um filho e acabou ganhando quatro de uma só vez.

Em conversa com casal, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do processo recente dos mesmos e a visão de pais que estão com seus filhos há um pouco mais de um ano.

Confira o bate papo com a família:

                 Na MÍDIA.

                             DICAS DE FILMES

 De repente

uma família

Data de lançamento: 29 de novembro de 2018 (1h 59min)

Elenco: Mark WahlbergRose ByrneIsabela Moner mais

Gêneros: Comédia Drama

Nacionalidade: EUA

O jovem casal Pete (Mark Wahlberg) e Ellie (Rose Byrne) decide adotar uma criança, e busca uma feira destinada a proporcionar encontros entre adultos e jovens sem lar. O casal se apaixona pela pré-adolescente Lizzie (Isabela Moner), uma garota de temperamento forte, e decide adotá-la. Mas Lizzie tem dois irmãos menores, que se mudam com ela. Logo, Pete e Ellie se veem com três crianças barulhentas e indisciplinadas, que mudam as suas vidas por completo.

*Filme que nos inspirou na abordagem deste tema

Trailer

um sonho  possível

Data de lançamento: 19 de março de 2010 (2h 09min)

Elenco: Sandra BullockQuinton AaronTim McGraw mais

Gêneros: DramaBiografia

Nacionalidade: EUA

Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida e que mais tarde tornaria-se um astro do futebol americano.

Trailer

meu malvado    favorito

Data de lançamento: 6 de agosto de 2010 (1h 35min)

Elenco: Leandro HassumMarcius MelhemSteve Carell mais

Gênero: Animação

Nacionalidade:  EUA

Trailer

Um homem que adora todas as coisas diabólicas, o supervilão Gru traça um plano para roubar a lua. Rodeado de um exército de pequenos ajudantes e seu arsenal de armas e máquinas de guerra, Gru se prepara para destruir quem atravessar seu caminho. Mas ele não esperava pelo seu maior desafio: três adoráveis órfãs que querem ter Gru como pai.

 a família do futuro

Data de lançamento: 6 de abril de 2007 (1h 42min)

Elenco: Angela Bassett,  Tom 

SelleckTom Kenny mais

Gêneros: AnimaçãoComédia 

Nacionalidade: EUA

Lewis é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escâner de memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica, o que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém antes mesmo de utilizá-la a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco. Lewis recebe então a visita de Wilbur Robinson, um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escâner de memória.

Trailer

  A ESTRANHA

   

    vida de

TIMOTHY GREEN

Data de lançamento: 7 de setembro de 2012 (1h 45min)​

Elenco: Jennifer GarnerJoel EdgertonCameron C.J. Adams mais

Gêneros: Comédia,dramáticaFantasia

Nacionalidade: EUA

Cindy e Jim ( Jennifer Garner e Joel Edgerton), um casal que já tentou de tudo, mas que não consegue ter filhos. Um dia os dois escrevem todas as características que gostariam que uma criança tivesse, colocam numa caixa e a enterram no quintal.Na manhã seguinte aparece na porta da casa um menino – já crescido – chamado Timothy Green. O garoto, além de ter misteriosas plantas crescendo em seus pés, possui todas as características que Cindy e Jim colocaram na caixa. Encantados, Cindy e Jim o levam para casa e passam a tratá-lo como filho, a medida em que cresce, Timothy transforma a vida de todos ao seu redor.

Trailer

 

quem somos.

IMG-1901.jpg

Apaixonada por pautas de inclusão. Editora, criadora do site, textos, design e mais outras coisinhas.

Editora e Designer

JÉSSICA RIBEIRO

5c3cae0d-b66c-4ac9-a5f7-56378424703b.JPG

Ama conhecer novas histórias.

Repórter narrador de histórias

Repórter

ALEX RAMALHO

6df614d4-6445-4845-ab11-98adb98a9b9d.JPG

Amor por conhecer novas histórias e pessoas.

Repórter e apuração.

Repórter 

ESTHER GUSMÃO

4a42eae7-a10e-4028-8c8a-e0538f324b90.JPG

Apaixonada em verdades escritas e publicadas.

Repórter, entrevistas e apuração.

Repórter

LETÍCIA MARCHI

2424b438-3154-4fc3-ad1e-af53a70ae72a.JPG

Apaixonado por dar voz e espaço para as pessoas.

Design dos gráficos,gifs e fotógrafo

Criador de Gifs e Vídeos

ÂNGELO VASCONCELOS

 

ENTREVISTAS

Dra. Leslie Marques de Carvalho

Promotora de Justiça da área da defesa dos direitos individuais, difusos e coletivos da infância e da juventude

Dra. Soraya Pereira

Psicóloga criança/adolescente da área de adoção.

Presidente da ONG Aconchego.

Dra. Cinara de Oliveira Evangelista

Psicóloga  e assistente social da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal.

passo A PASSO

para adotar

      veja TAMBÉM...

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now