adoção
tardia
Um ato de amor que supera os laços sanguíneos.
A adoção tardia é aquela praticada com crianças e adolescentes maiores que três anos de idade e que estão sob a custódia do Estado. Esse tipo de adoção se aplica até os 17 anos e normalmente é mais rápida nos processos, devido a baixa procura por pais pretendentes.
A assistente social, Suelly Soares,trabalha na área de adoção tardia há 20 anos e afirma "O termo é utilizado quando a criança adotada já possui um desenvolvimento parcial em relação a sua autonomia e interação com o mundo, já conseguem se comunicar, sabem andar, não usam mais fraldas, ou seja, não são mais consideradas bebês. Em geral, após os 3 anos de idade." explica a especialista.
Uma adoção, como qualquer relacionamento humano, exige atenção e dedicação nos períodos de ajustamento e adaptação. Na adoção tardia estes ajustes são evidentes, tanto por parte dos adotantes quanto dos adotados. É necessário lembrar que o adotante é o adulto da relação e deverá fornecer o suporte para a criança sentir-se amada e acolhida, sobretudo nestas fases iniciais.
Por parte das crianças, existe a insegurança da mudança associada ao medo de um novo abandono. A realidade da vida no abrigo institucional, ainda que não seja a situação mais adequada, pode ser o local mais seguro e estável que aquela criança já teve oportunidade de conhecer.
Existem desafios, é verdade. Mas existem também muitas formas de superá-los e transformar a experiência numa das mais gratificantes na vida dos envolvidos.
Essa matéria tem trilha sonora. Aperte o play!
"UM ATO DE AMOR" DEPOIMENTOS.
O AMOR QUE UNE
Família adota quatro irmãos que viviam em orfanato e seriam separados.
A professora Renata, seu marido e os quatro filhos recém adotados
foto: Alex Almeida
Vídeo: Alex Almeida
Enquanto conversávamos, as crianças brincavam e corriam, até que em um certo momento aproximaram-se e ficaram olhando meio envergonhadas, mas como quem queria participar da entrevista. Com a devida autorização dos pais, conseguimos um breve relato das crianças sobre qual é o sentimento deles para com a nova família.
Confira na íntegra:
Video: Letícia Marchi
Adoção Tardia no Brasil-
Dados e gráficos.
Cerca de 45 mil pessoas ou casais no Brasil buscam por um filho adotivo, mesmo assim, abrigos seguem lotados com mais de 9 mil crianças e adolescentes esperando por um lar. Isso acontece pois a maior parte dos candidatos à adoção procuram por crianças de até 2 anos.
Até janeiro deste ano, existiam 9.393 crianças disponíveis para serem adotadas, de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) , do Conselho Nacional de Justiça. Destas, 7.212 têm mais de 5 anos, o que equivale a 76% das crianças que aguardam uma vaga para reconstruir suas vidas na fila da adoção. Apenas 2% das crianças e adolescentes disponíveis têm menos que 3 anos, o que torna a espera demorada e sofrida, e é aí que a conta não fecha. A procura e demanda seguem desproporcionalmente crescentes.
Dados: Cadastro Nacional de Adoção.
Relação da procura dos candidatos habilitados:
Crianças brancas, do sexo feminino, com pouca idade e sem irmãos. Esse é o perfil mais procurado pelas várias famílias que estão na fila de adoção. No entanto, a maioria das crianças não são brancas, possuem irmãos, são meninos e como mencionado acima, possuem mais de 5 anos.
Apesar de tudo, ainda há pessoas que resolveram não esperar tanto, abrir o leque de opções, passar por cima de preconceitos e ter vida nova praticando a adoção tardia.
Projetos sociais
e
governamentais.
O projeto "Em busca de um lar" dá voz àqueles que são preteridos pela maioria dos pretendentes à adoção de crianças e adolescentes por questão de idade, por pertencerem a grupo de irmãos ou por terem algum tipo de incapacidade ou problema de saúde.
O momento antes do sono chegar é um momento muito difícil para jovens e criaças que estão para adoção.
A ideia do projeto é mostrar um pouco dos jovens que estão nos abrigos para que dessa forma, haja uma maior humanização das pessoas para com essas crianças.
Esperando por você.
Iniciativa TJES
ONG Aconchego
Única ONG de Brasília que possui grupo de apoio à adoção tardia e realiza eventos incentivando esse tipo de adoção.
A campanha "Esperando Por Você" quer mudar o futuro de crianças e adolescentes que vivem há anos em instituições de acolhimento do Espírito Santo - ES, especificamente crianças mais velhas, com alguma condição especial de saúde ou que fazem parte de grupos de irmãos
iniciativas sociais
e
governamentais.
Em busca de um lar.
Iniciativa VIJ-DF
Adote um Boa-noite.
Iniciativa TJSP
Amor, carinho, responsabilidade e o sonho de construir uma família são ingredientes indispensáveis para quem pensa em optar pela adoção. Mas acima de tudo, ter a consciência de que além de um ato de amor, a adoção também exige muito empenho, paciência, cuidado, atenção e saber que um novo mundo está vindo de encontro ao seu. E pode ser difícil, é verdade, mas há formas de resolver todas as dificuldades e permitir que a alegria de ter uma família tome conta de todos os envolvidos.
E foi assim que a Renata e José Carlos nos receberam, com o sorriso no rosto e uma alegria contagiante de quem por tanto tempo desejou um filho e acabou ganhando quatro de uma só vez.
Em conversa com casal, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do processo recente dos mesmos e a visão de pais que estão com seus filhos há um pouco mais de um ano.
Confira o bate papo com a família:
Na MÍDIA.
DICAS DE FILMES
De repente
uma família
Data de lançamento: 29 de novembro de 2018 (1h 59min)
Elenco: Mark Wahlberg, Rose Byrne, Isabela Moner mais
Nacionalidade: EUA
O jovem casal Pete (Mark Wahlberg) e Ellie (Rose Byrne) decide adotar uma criança, e busca uma feira destinada a proporcionar encontros entre adultos e jovens sem lar. O casal se apaixona pela pré-adolescente Lizzie (Isabela Moner), uma garota de temperamento forte, e decide adotá-la. Mas Lizzie tem dois irmãos menores, que se mudam com ela. Logo, Pete e Ellie se veem com três crianças barulhentas e indisciplinadas, que mudam as suas vidas por completo.
*Filme que nos inspirou na abordagem deste tema
Trailer
um sonho possível
Data de lançamento: 19 de março de 2010 (2h 09min)
Elenco: Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw mais
Nacionalidade: EUA
Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida e que mais tarde tornaria-se um astro do futebol americano.
Trailer
meu malvado favorito
Data de lançamento: 6 de agosto de 2010 (1h 35min)
Elenco: Leandro Hassum, Marcius Melhem, Steve Carell mais
Gênero: Animação
Nacionalidade: EUA
Trailer
Um homem que adora todas as coisas diabólicas, o supervilão Gru traça um plano para roubar a lua. Rodeado de um exército de pequenos ajudantes e seu arsenal de armas e máquinas de guerra, Gru se prepara para destruir quem atravessar seu caminho. Mas ele não esperava pelo seu maior desafio: três adoráveis órfãs que querem ter Gru como pai.
a família do futuro
Data de lançamento: 6 de abril de 2007 (1h 42min)
Elenco: Angela Bassett, Tom
Nacionalidade: EUA
Lewis é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escâner de memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica, o que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém antes mesmo de utilizá-la a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco. Lewis recebe então a visita de Wilbur Robinson, um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escâner de memória.
Trailer
A ESTRANHA
vida de
TIMOTHY GREEN
Data de lançamento: 7 de setembro de 2012 (1h 45min)
Elenco: Jennifer Garner, Joel Edgerton, Cameron C.J. Adams mais
Gêneros: Comédia,dramática, Fantasia
Nacionalidade: EUA
Cindy e Jim ( Jennifer Garner e Joel Edgerton), um casal que já tentou de tudo, mas que não consegue ter filhos. Um dia os dois escrevem todas as características que gostariam que uma criança tivesse, colocam numa caixa e a enterram no quintal.Na manhã seguinte aparece na porta da casa um menino – já crescido – chamado Timothy Green. O garoto, além de ter misteriosas plantas crescendo em seus pés, possui todas as características que Cindy e Jim colocaram na caixa. Encantados, Cindy e Jim o levam para casa e passam a tratá-lo como filho, a medida em que cresce, Timothy transforma a vida de todos ao seu redor.